terça-feira, 14 de julho de 2015

POSÊIDON / NETUNO

O titã Cronos e sua irmã Rhea possuíam seis filhos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus. Após Zeus liberar os irmãos que havia engolido, ele repartiu o reino com eles. Zeus ficou com os céus e o Olimpo, Hades com o  Submundo, Poseidon escolheu como seus domínios os mares e oceanos da Terra. No entanto, sempre desejou expandir seu reino e estava constantemente em algum tipo de disputa territorial com Zeus. Ele jamais venceu por completo e teve que se contentar com apenas parte do que desejava.
Sua esposa  era a nereida Amphitrite, filha do titã Oceano. Ele conduzia uma carruagem puxada por tritões que sopravam trombetas de conchas; tridentes, touros e cavalos eram seus símbolos. Ele tinha o poder de agrupar monstros das profundezas dos oceanos para vingar-se dos humanos e assim o fez em diversas ocasiões. Poseidon era também conhecido como Aquele que Faz a Terra Tremer, numa referência ao seu poder de ocasionar terremotos. Um deus agitado e independente, ele utilizava seu tridente para agitar os mares ocasionando terríveis tempestades. Uma vez que os terremotos eram parte integrante da vida no Mediterrâneo, Poseidon / Netuno era honrado com festivais especiais,
Costumava-se pedir ao deus grego Poseidon, conhecido como o Causador de Terremotos, proteção contra os mesmos. O poder dessa deidade sobre os tremores de terra era conhecido pelas mais antigas culturas mediterrâneas e prosseguiu tanto quanto foi cultuado. Posteriormente, Poseidon passou a ser chamado de o Senhor Supremo dos Mares Internos e Externos, o deus de tudo aquilo que nada na água. Apesar de sua esposa ser a nereide Amphitrite, Poseidon teve uma esposa mortal por algum tempo. Seu nome era Cleto, com quem teve dez filhos que governavam a Atlântida.
Cavalos e touros eram sagrados para Poseidon. Ele utilizava seu tridente para agitar os mares criando tempestades e para atingir as nuvens que liberavam chuvas e enchentes. Ele regia as tempestades, todas as formas de vida marinhas, a intuição, as emoções humanas, marinheiros, naus, furacões, chuva, o clima e a vingança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário