sábado, 4 de julho de 2015

O NASCIMENTO DE ÌSIS E NÉFTIS

Quando o Grande Deus Rá abdicou de seu trono, ele o passou a seu filho Shu, que por sua vez o deixou para seus filhos, Seb e Nut. Eles se casaram, contrariando as orientações de Rá, e passaram tanto tempo copulando que Rá finalmente ordenou a Shu que os separasse à força. Rá declarou ainda que a deusa celeste Nut, gravida, não poderia parir em nenhum mês do ano.
O grande e sábio Thoth compadeceu-se de Nut e decidiu ajudá-la. Ele barganhou com Selene, a Lua, e conseguiu luz o bastante para criar cinco dias extras para cada ano. Uma vez que esses dias não pertenciam ao calendário egípcio original, de 360 dias, Nut pôde dar à luz. Seus cinco filhos nasceram em cinco pontos diferentes do Egito. Eram eles: Osíris, Haroeris, Set, Ísis e Néftis. esses cinco dias sagrados dos nascimentos das crianças tornaram-se um período intermediário, no qual o ano velho se findava e se iniciava o ano novo para os egípcios.
Ísis e Néftis eram aspectos opostos da mesma força. Ísis era a Rainha dos Vivos, esposa de Osíris e mãe de Horus, a deusa da Lua Cheia. Néftis era a Mãe Obscura, Rainha dos Mortos, amante de Osíris e mãe de Anúbis, a deusa da Lua Nova. Ambas possuíam grandes poderes mágicos, os quais as complementavam.
Thoth, considerado auto-gerado e auto produzido, era homenageado em seu festival principal alguns dias após o inicio do ano egípcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário