terça-feira, 16 de outubro de 2012

6 DE OUTUBRO

Festa mexicana da chuva homenageando a Virgem de Zapopan, reminiscencia das antigas celebrações das deusas astecas da água e da chuva Chalchiuhtlicue, Ix Chel, Ix Ku, Matlalcueye, Tatei Hamuxa e Xixiquipilihui.

Celebração de Mokosh, antiga deusa eslava da terra e da água, cujo culto sobreviveu até o seculo XVI na Sérvia. Mokosh regia as águas do céu e da terra, a umidade, a fertilidade, os animais aquáticos e a pesca. Era simbolizada por pedras em forma de seios e acreditava-se que a chuva era o leite que saía deles. Na época da seca, as pessoas iam em peregrinação às pedras a ela consagradas para pedir saúde, sorte e prosperidade. No folclore russo, seu nome sobreviveu como Mokushka, os espíritos femininos que assombram as casas, tecendo durante toda a noite em teares invisíveis.

Festival hindu de Vishnu, o deus da luz e do Sol no Nepal.

Aproveite esta data para invocar ou agradecer as bençãos da chuva fertilizadora e purificadora. Se estiver chovendo, recolha água da chuva para seus rituais. Molhe sua cabeça na chuva e sinta-se purificada e rejuvenescida. Coloque alguns seixos ou pedras em formato de seios em seu altar, criando um elo com as deusas da água e da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário