"Kallingeneia", terceiro dia do festival de Thesmophoria, dedicado ao "plantio" de tudo o que foi retirado das entranhas da terra (restos das oferendas, sementes e pinhas). Era uma fertilização mágica, feita pelas mulheres que não tinham tido nenhuma morte em suas famílias.
Fortinália, ritual romano de consagração e veneração das fontes de água. Ofereciam-se moedas e flores às deusas Carmenae, protetoras das fontes e dos rios, pedindo em troca cura e paz. No final, todos celebravam cantando e dançando, agradecendo às deusas as promessas de novas colheitas.
Comemoração celta para Sulis, a deusa das águas termais e curativas. Seu antigo altar e fonte eram na cidade de Bath, na Inglaterra, transformados em termas pelos romanos. Sulis era uma deusa solar, representada como uma mulher madura vestindo um manto de pele de urso, com uma coruja a seus pés. Os romanos identificaram-se com sua deusa Minerva e a estação de águas termais passou a ser conhecida como Sulis Minerva.
Neste dia, em Portugal, houve a ultima aparição de Maria, a manifestação cristã da Grande Mãe. Foi em 1917, em Fátima, sendo presenciada por setenta mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário