De Mim tudo se origina, a Mim tudo retorna. Diante da minha face sereis envoltos no arrebatamento do Infinito.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
STROPHALOS DE HECATE
Atribuído a Hecate, bem como a Diana Lucifera (versão romana da divindade) no seu aspecto de Deusa Tríplice - o Strophalos ou Roda de Hecate é um antigo símbolo de origens pré-helênicas e cujo exato significado já se perdeu na noite dos tempos.
O Símbolo original tem sofrido várias modificações. Se trata de um símbolo muito anterior à Cultura Grega. Porém a falta de fontes da antiguidade não podemos especular sobre as origens exatas. A referencia mais antiga é o oráculo de Caldeu nele o Strophalos é descrito como sendo uma serpente descrevendo um labirinto à volta de um espiral. A serpente representa o renascimento e a sabedoria. O símbolo exterior representa o cosmo, ou de uma forma mais abstrata, a unidade formada pelos três aspectos da Deusa. É muito utilizado pelos praticantes da Tradição Diânica e de Tradições Helênicas. É utilizado como mandala meditativa, talismã e objeto de poder. Sendo especialmente indicado para trabalhos invocativos a Deusa Ctônica.
Ele é melhor analisado de fora para dentro, vendo o círculo como o cosmos e a roda com 3 caminhos, 3 faces de Hecate. Ela é um labirinto em espiral onde o membro iniciado nos mistérios da deusa entrava na diluição da realidade engendrada pela feitiçaria da deidade. É como uma espiral indutora de transe usada em hipnose que atua como um mergulho tríplice em espiral na dissolução do "ser", que se funde para ser reforjado consoante a vontade de quem rege a Roda de Hecate, para morrer e renascer na "Deusa".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário