Neste dia, no calendário inca, celebrava-se o deus solar Inti no grande festival de Inti Raymi, Representado como um homem cuja cabeça era o disco dourado do Sol, Inti era consorte e irmão de Mama Quilla, a deusa da Lua. A reminiscência atual dessa festa antiga é a comemoração, em vários lugares, do Dia de São João com danças ao redor de fogueiras, como no México, Novo México, Porto Rico e na América do Sul.
Dia das Lanternas, homenagem no Egito às deusas Ísis e Neith, em seus templos em Sais. As pessoas iam em procissão com lanternas até os templos e invocavam a luz e a força das deusas para renovar a vida, lembrando a ressurreição de Osíris pelo poder de Ísis.
Celebração de Mara, a deusa eslava protetora dos animais domésticos, principalmente das vacas. Na Rússia, ela era considerada um espírito ancestral, que tecia durante a noite e que podia estragar a tecelagem das mulheres se não fosse devidamente homenageada. Em seu aspecto "escuro", ela é Mora ou Smert, a deusa do destino e da morte.
Dia de São João no calendário cristão, reminiscência das antigas celebrações do Solstício de Verão e dos rituais de fertilidade, substituídos por festas populares, feiras artesanais e casamentos simbólicos.
Primeira aparição de Nossa Senhora de Medjugore, em 1981, na Iugoslávia, uma das manifestações da Grande Mãe na figura de Maria, a única deusa que continua sendo venerada no mundo ocidental atual.
Fors Fortune, dia sagrado das deusas Fors e Nortia, precursoras etruscas da deusa Fortuna. Neste dia, os romanos pediam as bênçãos das deusas para lhes dar sorte. Acenda uma vela dourada e peça você também que a deusa Fortuna, em uma de suas manifestações, sorria para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário