Dia consagrado às Três Mães, as deusas celtas doadoras da vida, do crescimento e da morte / transmutação.
Celebração, na antiga Ibéria, das Mães Divinas, conhecidas com vários nomes, dependendo do lugar: Matres Aufaniae, Brigaecae, Galaicae, Monitucinae ou simplesmente as Matronas ou Maters.
Reverencie a Deusa Tríplice, na forma de donzela, mãe ou anciã, de acordo com a manifestação correspondente a seu estágio de vida: juventude, maturidade ou velhice. Acenda uma vela - branca, vermelha ou preta - invoque a Deusa, pedindo-lhe orientação e proteção para a fase atual de sua vida.
Celebração na Grécia do nascimento de Ártemis, a deusa da lua crescente e senhora dos animais, filha de Leto, antiga deusa da noite.
Na Trácia, comemorava-se Bendis, a deusa lunar guardiã da Terra e protetora dos animais, com procissões e corridas de cavalos.
Festival eslavo celebrando a deusa do amor e sexualidade Lada, padroeira da primavera, do casamento, da harmonia tribal e das cerimonias. Seus seguidores confeccionavam imagens de argila na forma de pássaros. Estas imagens eram untadas com mel e oferecidas à deusa, juntamente com seus pedidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário