sábado, 8 de dezembro de 2012

8 DE NOVEMBRO

No Japão, celebração do festival shintoista Fuigo Matsuri, homenageando Hettsui No Kami, a deusa do fogão, da cozinha e da organização do lar. Os antigos japoneses honravam, também, Apemeru-ko-yan-mat, "a mulher que acende o fogo", deusa guardiã da lareira extremamente importante na hierarquia religiosa. As mulheres da civilização Ainu veneravam-na como sendo sua ancestral, dedicando-lhe um altar na cozinha. Neste dia, as donas de casa não precisavam trabalhar, apenas festejar e receber homenagens.

Reverencie, neste dia, as deusas da lareira e do lar, inclusive você mesma, renovando ou melhorando a organização de sua cozinha. Além de adquirir alguns utensílios novos, defume o ambiente com ervas doce, alecrim e manjericão para harmonizá-lo, coloque um pour-pourri de especiarias para aromatizá-lo, uma réstia de alho para protegê-lo e um vasinho com flores para as fadas. Festeje indo almoçar fora ou presenteie a pessoa que cozinha para você.

Festival romano Mania, comemorando os Manes, espíritos do mundo subterrâneo. Comemore você também procurando estabelecer contato com eles.

Oferendas de inhames aos espíritos ancestrais no Haiti, invocando suas bençãos para assegurar a colheita do ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário