sábado, 29 de dezembro de 2012

26 DE NOVEMBRO

Comemoração de Coventina, a deusa celta das fontes, cultuada na Bretanha e na Espanha. Chamada de "A Deusa do Divisor das Aguas", Coventina era considerada uma deusa da água, do destino, da vida e das  cerimônias. Semelhante a outras deusas celtas dos rios como Boann, do Rio Boyne; Belisama, do rio Mersey; Sulis, do Rio Bath; Sinann, do Rio Shannon ou Sequana, do Rio Sena, Coventina regia o Rio Carrawburgh, sendo representada como uma mulher vertendo água de uma urna, simbolizando o conhecimento e a cura. Todas essas deusas eram reverenciadas com ritos de fertilidade e oferendas em suas fontes sagradas. Até hoje, na Ilha de Maiorca, as pessoas perpetuam "a dança da cisterna", cujos passos ondulantes e em zigue-zague lembram as antigas danças sagradas das deusas dos rios e da chuva.

Festival tibetano das luzes dedicado aos deuses e deusas da luz. Reverenciam-se Nang-gsal-ma, a senhora da luz e do fogo e Tho-og, a Mãe Eterna, o ser primordial. Representada pelo espaço preexistente a qualquer criação, Tho-og é equivalente à deusa hindu Aditi.

No Senegal, ritos de iniciação dos meninos na puberdade.

Celebre as deusas das águas. Vá a seu habitat (rio, fonte, cachoeira, lago ou mar) e ofereça-lhes uma vela branca, flores, um objeto ou moeda de prata e um espelho. Peça-lhes que ajudem-na a deslizar suavemente no rio de sua vida, contornando os obstáculos e refletindo harmonia, serenidade e suavidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário