quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

21 DE NOVEMBRO

Celebração da deusa Cailleach, a senhora da noite e da morte. Uma das mais antigas e reverenciadas deusas celtas, Cailleach foi conhecida sob inumeros nomes: Cailleach Bheur ou Carlin, na Escocia; Cally Berry ou Cailleach Beara, na Irlanda; Cailleach my Groamch, na Ilha de Man; Black Annis, na Bretanha e Digue, no Pais de Gales, todas equivalentes da deusa hindu Kali.
Cailleach regia o Céu e a Terra, o Sol e a Lua, o tempo e as estações. Ela criava as montanhas com as pedras que carregava em seu avental, mas também trazia aos homens as doenças, a velhice e a morte. Seu nome não aparece nos relatos escritos, apenas nas antigas lendas e crenças ligadas aos lugares que levam seu nome. Acredita-se, por isso, que ela era uma divindade pré-celta, trazida pelos povos colonizadores das Ilhas Britanicas, vinda do leste europeu, possivelmente da India. Nas lendas medievais, ela é descrita como a Rainha Negra ou a Velha Bruxa, seu nome passando a ser sinonimo de mulher velha. Cailleach é a guardiã do portal que leva à parte escura do ano, iniciada no Sabbat de Samhain e é invocada nos rituais de morte e transformação, com muita seriedade e profundo respeito.

Dia do deus maia Kukulcan, a Serpente Emplumada, o primitivo deus tolteca que foi, posteriormente, sobrepujado pelo deus Quetzalcoatl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário