Festa de Ardvi Sura Anahita, a deusa persa da Lua, da noite, das estrelas, da água, do amor e da sexualidade, criadora e guardiã da vida.
Chamada de "A Força Imaculada da Água", ela era a mais popular das sete principais divindades do panteão zoroastriano. Ela regia a água (a força fertilizadora da terra), presidia na concepção e geração das crianças (purificando o sêmen e fortalecendo o útero), mas também governava a guerra, surgindo em sua carruagem puxada por quatro cavalos que representavam o vento, a chuva, as nuvens e o granizo. Era associada à sexualidade sagrada e aos rituais orgiásticos. Equivalente às deusas Anath e Anahit, ela era conhecida, na Babilônia, como uma deusa da guerra e do amor. No Egito, era chamada Anthrathi, a Senhora do Céu e na Armênia, era denominada Anahit. Na Grécia, foi chamada de Anaitis e seu culto originou o de Afrodite. Independente do lugar e do nome, essa antiga e poderosa deusa era venerada pelas mulheres que invocavam seu poder à luz das estrelas, cantando seu nome sagrado.
Nesta noite, entre em sintonia com essa egregora milenar. Afaste-se um pouco das luzes da cidade, vá para o campo e admire a beleza e a imensidão do céu estrelado, conectando-se aos seres espirituais de outras dimensões e com as deusas da Lua e das estrelas. Se vir uma estrela cadente, peça à deusa Ardvi a realização de um pedido seu.
Celebração egípcia da deusa Anta, a senhora do céu, equivalente às deusas Anthat e Anthrathi, adaptações egípcias das lendas assírias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário