sábado, 29 de dezembro de 2012

25 DE NOVEMBRO

Festa de Gaia ou Gea, a deusa grega da Terra. Segundo o mito, no inicio havia apenas o caos, sem forma. Dele surgiu Gaia, a Mãe Terra, que criou o tempo e o céu. Ao se unir a seu filho Urano, Gaia gerou todas as outras divindades, além de inúmeras criaturas. Mesmo depois de seu culto ter sido substituído pelo das divindades do Olimpo, os gregos ainda honravam-na, colocando cevada e mel nas fendas da superfície da Terra. Também era para Gaia que eram feitos os mais sagrados juramentos, sendo ela a inspiradora de todos os oráculos.

Cerimônia do Milho dos índios norte-americanos, honrando: nas tribos Zuni, as Seis Donzelas do Milho (que representavam as cores o milho); nas tribos das planícies, a Mãe do Milho; nas tribos do Norte, a Avó Nokomis.

Dia da benção dos moinhos de vento na Holanda. Neste dia, os donos dos moinhos espalhavam no ar farinha ou fubá para apaziguar os espíritos malévolos dos ventos.

Neste dia, nos países celtas, as mulheres festejavam o "Dia de alegria das mulheres". com musicas, danças e rituais celebrando os mistérios femininos.

Comemoração, no calendário cristão, de Santa Catarina, a padroeira das mulheres solteiras.

Honre Gaia, a nossa Mãe Terra, oferecendo-lhe cereais ou fubá e assumindo o compromisso de colaborar na manutenção do equilíbrio ecológico e planetário. Reúna um grupo de mulheres e compartilhem seus problemas, anseios e realizações. Orem para que Gaia lhes dê força e alegria. Dêem-se as mãos, formando uma corrente e irradiando harmonia e amor para o planeta.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário