quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

14 DE NOVEMBRO

Celebração da deusa celta Mocca e da deusa hindu Phorcis, as Deusas Mãe com cabeças de porca, protetoras das famílias e das crianças.

Desde o período neolítico existem representações de deusas da Terra com formas suínas, por ser a porca um animal extremamente ligado à terra, representando também a fertilidade. Em certos rituais, as mulheres usavam máscaras ou tatuagens de porcas, fazendo-se sacrifícios ritualisticos de leitões em Creta e durante os Mistérios de Elêusis. Essa reverencia pela porca seria uma das explicações de sua abominação pelos povos patriarcais e pelos perseguidores dos cultos matrifocais.

Comemoração da deusa celta da guerra Scatach, a padroeira das mulheres independentes e a guardiã das jovens que buscam sua realização.

Festival esquimó Asking, agradecendo as dádivas das divindades e retribuindo-as com oferendas para as deusas Sedna, Akycha e Apasinasee.
Os esquimós acreditam que possuir bens em demasia traria azar para a comunidade. Por isso, neste dia, jovens com rostos pintados vão de casa em casa recolhendo comida e peles. No final do dia, as provisões são distribuídas para aqueles que não tinham o necessário para sobreviver durante o inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário