sábado, 29 de dezembro de 2012

28 DE NOVEMBRO


Celebração anual de Chokmah ou Hokhmah, a deusa hebraica da sabedoria e da verdade, chamada de Sophia pelos gregos, de Sapientia pelos romanos e cristianizada como Santa Sofia. Na mitologia hindu, suas equivalentes são Prajna, a personificação do principio feminino da sabedoria e da inteligencia e Vac, a deusa da comunicação, do conhecimento e da sabedoria oculta, mãe dos Vedas, inspiradora dos videntes e detentora do poder mágico.
Nas escrituras judaicas, Hokhmah era a personificação da sabedoria, aparecendo como companheira de Jeová, igual a ele em poder e conhecimento. Suas representações são diversas: pode aparecer velada, iluminada, como uma árvore cheia de frutos ou como uma mulher sábia e cheia de dons. Por meio desses dons as pessoas podem aprender as artes, os trabalhos manuais, a politica ou o discernimento justo. Para os gnósticos, ela é co-criadora dos Anjos e Arcanjos, coexistindo e colaborando com Deus na criação. Para alguns estudiosos, ela é o Espírito Santo da trindade cristã. Para os filósofos helênicos, Sophia era o Espirito de Deus responsável pela espiritualidade da alma humana.

Contemple essa bonita imagem e medite sobre sua verdade interior e sobre a sabedoria necessária para poder afirmá-la e vivê-la. Invoque as deusas da sabedoria e inspiração antes de suas meditações para que elas possam lhe abrir novos canais de conhecimento e comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário