domingo, 26 de fevereiro de 2017

SEKHMET DA CABEÇA DE LEÃO

 

Sekhmet do Egito era conhecida como A Terrível, a Poderosa, a Amada de Ptah. Uma deusa com cabeça de leoa, ela era a irmã obscura de Bast, representando o poder destrutivo do Sol. Ela usava uma coroa em forma de disco com uma cobra enrolada. Sekhmet regia as guerras e as batalhas. Ela era também a patrona dos médicos e ortopedistas.
O leão era sagrado a Sekhmet. Os egípcios listavam outras divindades associadas ao leão como sendo Aker, Ari-Hes-Nefer, Urt-Hekau, Hebi e Ma-Hes, que podem ser aspectos da deusa Sekhmet.
Como aspecto de Hathor, ela quase aniquilou a humanidade numa ocasião por estes terem desrespeitado Rá.
Quando os raios do Sol estão em seu ponto mais fraco, Sekhmet mostra um lado mais generoso. Como muitos deuses solares, sua vida e poderes parecem se expandir e se retrair conforme os ciclos do Sol. Entretanto, Sekhmet não deve ser jamais tratada sem reverência. Seus poderes merecem sempre o máximo respeito e consideração antes de solicitarmos sua ajuda. Segundo a lenda egípcia, ela tortura as pessoas malignas e desrespeitosas no Submundo. Atualmente, pode ser chamada para corrigir erros, não por nossos padrões medíocres, mas segundo seus próprios padrões, mais amplos. É a protetora dos fracos e desassistidos. Status social não significa nada para ela quando determina o equilíbrio na balança da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário