terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

SATURNO


Saturno (do latim Saturnus) é um deus romano do tempo equivalente ao grego Cronos. É um dos titãs, filho do Céu e da Terra. Com uma foice dada por sua mãe mutilou o pai, Caelus, tomando o poder entre os deuses.
Expulso do céu, pelo seu filho Júpiter (Zeus), refugiou-se no Lácio. Lá exerceu a soberania e fez reinar a idade do ouro, cheia de paz e abundância, tendo ensinado aos homens a agricultura. Em Lácio, criou uma família e uma conduta novas, vindo a ser pai de Pico.Saturno é  também conhecido como Pai do Tempo, Pai dos Deuses, o Grande Mestre e Regente da Era Dourada. Hoje, seu nome é mais familiar graças à Astrologia; as pessoas detestam saber que Saturno esteja forçando-as a aprender lições e a equilibrar o carma.
Saturno era um deus do trabalho e da agricultura, além de suas outras atribuições. É constantemente retratado segurando uma foice, uma ampulheta ou espigas de milho em suas mãos. Sua consorte era a deusa da fertilidade Ops. Durante seu festival anual da Saturnália, todas as atividades publicas eram suspensas. Escolas e tribunais permaneciam fechados, operações comerciais e militares eram suspensas.
Seu templo em Roma era próximo ao Capitólio; o tesouro do Estado era ali guardado, assim como os estandartes das legiões que não estivessem em campanha. A não ser durante a Saturnália, sua estátua era amarrada fortemente com tiras de lã para evitar que ele abandonasse o território romano.
A imagem desse deus sobreviveu até nossos dias como a figura barbada e encapuzada do Pai do Tempo no Dia de Ano Novo. A foice transformou-se na segadeira, e a ampulheta simboliza seu controle sobre o próprio tempo. Em vez de contemplar Saturno como uma figura a ser temida, devemos considerá-lo como o maior mestre que podemos ter. Tempo passado não pode ser recuperado. Use-o sabiamente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário