quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

10 DE DEZEMBRO

Celebração de Danu, a Deusa Mãe irlandesa, guardiã do conhecimento, protetora das famílias e tribos, regente da terra, da água e da constelação de Cassiopéia, chamada Llys Don - a corte de Danu - em sua homenagem.

A mais importante das antigas deusas irlandesas, Danu era dirigente de uma tribo de divindades nomeadas Tuatha de Danaan - o povo de Danu -, que depois foram diminuídos (pelos mitos posteriores às invasões dos povos celtas) a uma classe de fadas chamadas Daoine Sidhe. Seu nome - Dan - significava conhecimento, tendo sido preservada na mitologia galesa como a deusa Don, enquanto que outras fontes equipararam-na à deusa Anu. Segundo as lendas, os Tuatha de Danaan, exímios magos, sábios, artistas e artesãos, foram vencidos pelos rudes e guerreiros  milesianos, retraindo-se nos Mundos Internos das colinas, chamadas "sidhe".

Reverencie a remota lembrança dessa Deusa, transportando-se para "Paps of Danu", seu lugar sagrado, as colinas com formato dos seios da Deusa. Veja-se cercada de mulheres vestidas com túnicas verdes bordadas, longas tranças ruivas enfeitadas com flores, usando colares de âmbar e tiaras douradas, tocando harpas e dançando ao seu redor, pedindo-lhes, então, para levarem-na à presença da deusa Danu.

Festival romano Lux Mundi, dedicado à deusa Lucina, modernizado na França como um festival dedicado à Deusa da Liberdade, com procissões de velas e orações de esperança.

Rituais de purificação dos índios Inuit, do Alaska. Em seguida, cerimonias noturnas honrando os espíritos dos animais  mortos ao longo do ano nas caçadas, reverenciando Sedna, a deusa do mar e das baleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário