sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

1º DE JANEIRO

Este dia é consagrado às deusas gregas e romanas do destino - as Parcas e Moiras, a deusa triplice celta Morrigan, a Deusa Mãe saxã Bertha, aos deuses romanos Janus e Jana e às divindades japonesas protetoras das casas e das familias - Shichi Fukujin.

Inspire-se nestas antigas tradições e costumes populares e crie um ritual diferente, para invocar e fixar bons influxos e energias positivas para o Ano Novo.

Na véspera, limpe sua casa, retirando todos os objetos e roupas que estejam impregnados com lembranças dolorosas ou energias negativas. Purifique-os com incenso ou com água com sal grosso, levando-os para os menos favorecidos pela sorte. Lembre-se de que descartando o velho, abre-se espaço para o novo. Toque um sino ou um chocalho por toda a casa para espantar os maus fluidos, "varra" as paredes, os móveis e o chão com uma vassourinha de galhos de eucalipto retirando as "teias" da estagnação. Abra as portas e as janelas e defume todos os quartos com uma mistura de ervas aromáticas (eucalipto, arruda, guiné, manjericão, sálvia, alecrim e alfazema), visualizando uma chama violeta purificando e transmutando os resíduos do ano que findou.

No dia seguinte, acenda sete velas brancas e sete varetas de incenso de verbena, orando para as divindades da boa sorte. Decore sua casa com flores brancas e faça um pequeno altar com as fotografias de seus antepassados, alguns cristais e um prato com frutas, cereais e trigo.

Confeccione um "barquinho dos tesouros", colocando nele sete símbolos que representem para você sorte, prosperidade, saúde, felicidade, criatividade, habilidade e harmonia. Enfeite o barquinho com fitas vermelhas e douradas e alguma imagem de dragão. Escreva uma carta com seus pedidos para o Ano Novo e uma invocação para as deusas do destino e divindades da boa sorte, pedindo proteção, ajuda e orientação na escolha e na realização de seus objetivos ou intenções.

Comemore comendo bolinhos de arroz, maçãs assadas com mel, nozes, passas e uvas. Brinde com sidra, saquê ou vinho tinto para as sete divindades da boa sorte e para os ancestrais, agradecendo-lhes o legado que deixaram. Ofereça um pouco de comida e de bebida para a Terra, perto de uma árvore e guarde o barquinho da sorte em seu altar.

Se voce quiser fazer um ritual específico, dedicado a uma deusa determinada ou para algum projeto ou propósito, na véspera do Ano Novo, prepare um pequeno altar com flores, incenso, cristais, frutas e imagens de deusas ou anjos. Pegue uma vela prateada (ou passe purpurina em uma vela branca), segure-a entre suas mãos e, sem acendê-la, concentre-se em seus projetos para o Ano Novo, em decisões e resoluções que voce quer colocar em pratica para melhorar sua expressão pessoal e seu relacionamento com o mundo. Projete essas formas-pensamento na vela ou inscreva algumas palavras ou simbolos em sua superficie, com a ajuda de uma agulha virgem.

Quando sentir que a vela absorveu sua energia, unte-a com algumas gotas de essencia de jasmim, passando o oleo na vela do meio para a ponta e depois do meio para baixo, sem encharca-la. Continue se concentrando em seus propósitos durante a unção, magnetizando assim a vela com suas energias mentais e seu desejo. Acenda a vela e eleve-a para o céu, visualizando uma deusa lunar de sua preferencia ou a Grande Mãe.

Recite a seguir esta invocação mágica: "Dedico esta vela na vespera de um Ano Novo para meu compromisso e minhas resoluções. Tomando a deusa lunar (diga o nome da deusa) como testemunha, eu (diga seu nome) faço essa promessa para mim mesma. Eu me comprometo a colocar em prática minhas decisões, sem me deixar desviar deste objetivo (diga objetivo). Prometo não desitir e manter a minha promessa, continuando firme em meu propósito, usando toda minha força de vontade, determinação e perseverança, honrando, assim, a mim mesma. O poder está em mim e, se por acaso ele diminuir, tenho confiança de que invocando os poderes da deusa (diga novamente o nome), ele aumentará, permitindo-me aprender com as lições do passado, sem incorrer nos mesmos erros e olhar com fé, confiança e esperança para o Novo Ano".

Coloque a vela de volta em seu lugar e deixe-a queimar até o fim. Jamais apague uma vela dedicada a um propósito pois, dessa maneira, voce apaga sua intenção mágica.

Durante o ano, se sentir um enfraquecimento de sua vontade para manter seu compromisso, repita esse ritual durante a lua nova, usando a mesma invocação ou outra criada por voce mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário