sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O NASCIMENTO DE AFRODITE / VÊNUS

Os romanos assimilaram muitas lendas e divindades gregas, alterando seus nomes mas muito pouco de suas histórias. Uma dessas divindades era Afrodite, que se transformou na Vênus romana. No inicio do mundo e das divindades, Rhea (a Terra) deu à luz vários filhos de seu filho Urano (o Céu). Mas quando Urano começou a aprisionar seus descendentes, Rhea confeccionou uma foice e convenceu seu filho mais novo, Cronos, a castrar seu pai. Quando Cronos atirou os genitais ao oceano, surgiu uma grande massa de espuma. Do meio dessa espuma surgiu a bela deusa Afrodite / Vênus.
Na realidade, Afrodite, assim como Atenas, tem uma origem muito mais antiga do que o usurpante panteão patriarcal. Esta lenda de seu nascimento nada mais é que um modo de conceder novamente a uma antiga e poderosa deusa uma posição de importância. Em seu aspecto médio-oriental de Asherah, ou Astarte, esta deusa possuía o mais antigo templo em uso contínuo do mundo.
Sob o nome romano de Vênus, essa deidade apaixonou-se por um mortal e deu à luz Êneas. Os romanos consideravam Vênus sua mãe ancestral, pois de acordo com a lenda, Êneas fundou a civilização romana. A cidade de Veneza recebeu esse nome em sua homenagem.
Vênus - Afrodite é uma divindade da Lua Cheia, a qual sustenta e nutre a vida. Seus poderes são maduros, cheios de vida e poderosos, mas ela também protege ferrenhamente tudo aquilo que cria. Por simbolizar o amor e a fertilidade, seus símbolos são as vacas, cervos, cabras, ovelhas, pombas e abelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário