segunda-feira, 15 de maio de 2017

O NASCIMENTO DE ÁRTEMIS/DIANA

O deus grego Zeus estava sempre envolvido em casos com alguma deusa ou uma desafortunada mortal. Leto, também chamada de Latona, era uma das filhas dos Titãs e tão bela que o rei dos deuses por ela se apaixonou. Logo ela estava grávida de gêmeos. Para evitar a fúria e a vingança de Hera, Leto fugiu para a ilha de Delos, originalmente chamada de Ortygia, onde deu à luz seus filhos numa caverna. A deusa lunar Ártemis ou Diana nasceu um dia exato antes de seu irmão, o deus solar Apolo.
Hera ficou furiosa. Ela enviou a grande serpente Píton no encalço de Leto, mas o deus dos mares Poseidon, a ocultou. O jovem Apolo, extremamente forte e belo, fortaleceu-se com néctar e ambrosia. Tomando consigo as flechas forjadas especialmente para ele pelo ferreiro Hefesto, ele buscou o monstro em Parnaso e o matou.
Ártemis era tão bela quanto seu irmão mas, ao contrario de Apolo, esta deusa não desfrutava de prazeres sexuais. Ela era a Caçadora Virgem, a Caçadora de Almas. Tão logo nasceu, Ártemis partiu diretamente ao encontro de seu pai Zeus e pediu uma túnica curta, botas de caça, um arco de prata e uma aljava repleta de flechas.
As Amazonas lhe eram leais sob sua fase de Lua Crescente. Seus lugares prediletos eram os bosques e montanhas de Arcádia, por onde andava na companhia de sessenta oceânides, vinte ninfas e uma matilha de cães de caça chamados de Alani. Ela tornou-se a defensora das mulheres maltratadas ou ameaçadas pelos homens. Apesar de não ter nada em comum com homens nem permitir que suas ninfas se envolvessem, Ártemis era a patrona da fertilidade feminina e dos partos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário