segunda-feira, 8 de maio de 2017

CONSAGRAÇÃO DE BARCOS

O Festival Chinês do Barco Dragão acontecia na Lua Cheia de Abril. Barcos decorados seguiam em procissão ao luar rio acima e rio abaixo, e também em lagos. Todos participavam, pois acreditava-se que isso agradava os dragões responsáveis por trazer energia vital à comunidade. Flores eram atiradas às águas para que levassem as bênçãos e os desejos do povo.
Para os chineses, os dragões não são criaturas terríveis a ser evitadas, mas sim seres sábios e poderosos que poderiam ajudar de muitas maneiras. Os amantes de dragões de hoje têm ciência disso e cultivam sua amizade. Dragões podem ser poderosos aliados.
Este é um excelente período para consagrar embarcações, estejam ou não decorados como um dragão. Os antigos diziam que cada barco possuía um espírito embutido, e se tal espírito ficasse insatisfeito ou bravo, o barco não seria facilmente controlado contra ventos e vagas.
Se possui um barco, pequeno ou grande, este ritual pode melhorar sua segurança e performance. Se não possui nenhuma embarcação, este ritual pode ser utilizado para abençoar carros, motocicletas, bicicletas ou qualquer outro meio de transporte que utilize.

*************

Ande ao redor do barco no sentido horário e espalhe uma mistura de água e sal consagrado. Se o barco estiver na água, ande ao redor do convés o quanto for possível.
Quando terminar, de pé na proa do barco ou de frente para ele diga:

Espíritos deste barco (diga o nome do barco, se tiver um),
Peço aos deuses que os abençoem,
Que vocês guiem este barco com segurança, na calma e na tempestade.
Usem seus poderes para proteger tanto o barco como aqueles que  nele viajam.
Agradeço seus esforços por nós.

Pendure uma guirlanda de flores no barco, como uma oferenda.
Se não possuir seu próprio barco, mas desejar enviar seus votos de segurança a todas as embarcações, escolha um rio que corre para o mar. Escolha flores leves o bastante para flutuar na água. Dirija-se à margem do rio ou a uma doca e suspire gentilmente seus votos a cada flor antes de atirá-las, uma a uma, à água. Diga:

Espíritos dos barcos por toda parte,
Peço aos deuses que os abençoem.
Peço que guiem e abençoem todos os barcos e marinheiros que viajam por água.
Os que navegam por prazer.
Aqueles que comercializam através das ondas, trazendo alimentos e suprimentos aos necessitados.
Não permita que vento ou onda lhes cause mal.
Proteja-os de qualquer desastre ameaçador.
Agradeço por seus esforços.

Não faz diferença se as flores atinjam ou não o oceano. Cada barco que passe por tais flores abençoantes levará a mensagem a outros barcos. O efeito se espalha continuamente, como as ondas feitas por uma pedra atirada a um lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário