terça-feira, 16 de maio de 2017

DIA DA LEMBRANÇA

Os antigos romanos celebravam a Lemúria nos dias 9, 11 e 13 de maio. Durante esse período eles honravam os espíritos vagantes dos ancestrais e da família. Atualmente, muitas pessoas ainda visitam os cemitérios no fim de semana do Dia da Lembrança com a finalidade de depositar flores nos túmulos, uma maneira de relembrar os membros mortos da família. No entanto, não é necessário ir até o cemitério para homenagear seus ancestrais. Numa linhagem grande, provavelmente muitos de seus ancestrais podem não ter sido sepultados em locais próximos, e outros podem ainda ter sido cremados e suas cinzas espalhadas ou ter tido seus corpos físicos extraviados. O dia da Lembrança não existe para homenagear um corpo físico decomposto, mas sim para honrar as linhas de sangue que conduziram à sua existência.

*************

Estabeleça em um ponto de sua casa um altar ancestral temporário; escolha um local que não seja perturbado ao menos por uma semana. Deposite nesse altar quantas fotos de membros falecidos de sua família possuir. Se não possuir fotos, escreva seus nomes num pedaço de papel. Arrume um belo vaso com flores frescas próximo às fotos. Acenda diariamente incensos de lavanda ou rosa nas proximidades do altar.
Durante todos os dias dessa semana, vá até o altar uma vez por dia para conversar com seus ancestrais. Não se esqueça daqueles que, de tão afastados em sua linhagem, você nem tenha conhecido. Deixe uma vela branca acesa no altar pelo menos por uma hora ao dia.
Talvez exista um membro da família recém-falecido com o qual você não se dava muito bem. Todos nós temos. Se achar que suas energias espirituais estejam lhe causando problemas (e realmente alguns fazem isso), simplesmente remova suas fotografias  até que passem a se comportar melhor. Pode soar estúpido, mas funciona com a maioria dos espíritos. Eles querem ser lembrados e homenageados, e não serem esquecidos e jogados ao ostracismo. No entanto, uma minoria pode permanecer incorrigível e terão que ser barrados em sua casa.
Peça diariamente conselhos e ajuda a seus ancestrais. Se meditar próximo a este altar, pode muito bem passar a receber visitas de seus entes queridos. E lembre-se de pensar neles e chamá-los durante o resto do ano, especialmente em ocasiões importantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário