A maioria das lendas úgrico-finlandesas estão contidas no Kalevala. No início, diz esse livro, Ilmatar, a filha virgem de Air, desceu dos céus ao mar. Ilmatar é também conhecida como Luonnotar, Filha da Natureza. Enquanto ela se divertia na água, o vento Leste a engravidou. A deusa flutuou nas águas por sete séculos, impossibilitada de dar à luz porque não havia terra firme.
Ela orava constantemente ao deus Ukko, o maior dos deuses, para que a ajudasse. Ukko se compadeceu dela e enviou um marreco para que fizesse um ninho em seu joelho. Quando os filhotes do marreco saíram de seus ovos, Ilmatar apanhou as cascas e, utilizando sua magia, criou a Terra, o Céu, o Sol, a Lua e as Nuvens. Apesar de agora contar com terra firme, Ilmatar seguiu carregando a criança em seu ventre por mais trinta verões. Seu filho Valnamoinen, o primeiro ser humano, teve que lutar por mais trinta e um anos para alcançar a terra e iniciar sua vida. Foi ele que inventou a cítara e era um músico tão soberbo que suas melodias dominavam os animais selvagens.
A Deusa Ilmatar chega até nossas vidas para nos dizer que mesmo nos tornando adultos, a nossa criança interior, sempre permanecerá criança.
Portanto, não importa a idade que hoje temos, pois sempre conservaremos a alegria infantil que a vida nos proporcional.
Mas não se trata de lembranças e sim de sentir a qualidade essencial das crianças.
Na criança interior encontramos o "mar da plenitude", onde ainda estamos ligados, pelo cordão umbilical celeste à nossa Mãe primordial.
Todas as mulheres do mundo que alcançaram sucesso, via de regra, são "filhas do pai" e estão bem adaptadas à sociedade orientada pelo masculino, mas para tanto, tiveram de sacrificar seus próprios instintos femininos.
O retorno à Deusa é a reconexão com o "si mesma", o arquétipo da totalidade e o centro regulador da nossa personalidade.
"Sou quem Sou", esta é a questão!
Cair nas águas frias do "mar da plenitude" da Deusa Ilmatar é a única forma de acordar a força e a paixão do feminino que está há milênios adormecida dentro de nós.
A Deusa Ilmatar pode ser invocada para melhorar a nossa criatividade e quando há dificuldade para concepção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário