segunda-feira, 15 de junho de 2015

O LAMENTO DE ISIS

Ísis era a grande deusa dos egípcios, esposa/irmã de Osíris. Assim como seu irmão/marido, ela era associada com a Lua. Entre muitos outros títulos, era chamada de a Criadora e Provedora da Vida. De acordo com as lendas, ela e Osíris se casaram enquanto estavam ainda dentro do ventre de sua mãe Nut. Ela nasceu nos pântanos do Delta do Nilo.
Ela e Osíris ensinaram aos humanos todas as artes da civilização. A partir de então, enquanto Osíris viajava pelo mundo instruindo outras culturas além da egípcia, Ísis governava em seu lugar. Seu irmão, o maligno Set, tinha inveja do poder e da posição de Osíris. Quando Osíris retornou a sua casa, Set e seus seguidores lhe ofereceram um grande banquete. No local do banquete havia uma caixa maravilhosamente decorada, a qual Set disse que pertenceria àquele que nela coubesse. Osíris então entrou; Set e seus seguidores lacraram a caixa com chumbo e a atiraram ao Nilo. A caixa foi levada até o mar pela correnteza, e daí a uma praia em uma terra distante, onde uma arvore nasceu a seu redor.
Quando Osíris desapareceu, Ísis ficou extremamente desolada. Ela buscou por longo tempo e, finalmente, seguindo um doce aroma, encontrou a caixa dentro de um pilar da casa de um rei. Ela revelou sua identidade à rainha e recuperou dessa forma o corpo de seu marido. De volta ao Egito, Ísis, com o auxilio de sua irmã Néftis, reanimaram o corpo por tempo o bastante para que Ísis concebesse um filho. Elas ocultaram o corpo encaixotado no fundo dos pântanos do Delta, mas Set o encontrou enquanto caçava. Set cortou o corpo em muitos e pequenos pedaços e os espalhou por todo o Egito. As irmãs procuraram e recuperaram todas as partes, com exceção do falo. Com o auxilio de Thoth, elas juntaram as partes e embalsamaram Osíris.
Os egípcios ainda mantêm um festival conhecido como a Noite da Lágrima. Tal festival tem sido preservado pelos árabes como o festival junino de Lelat-al-Nuktah,

Nenhum comentário:

Postar um comentário