sábado, 13 de junho de 2015

ISHTAR DA BABILÔNIA

Algumas lendas dizem que Ishtar era a filha do Grande Deus Anu, enquanto outras dizem que era a filha da deusa lunar Sinn. Ela era a irmã do deus Sol Shamash. Ela chamava a si mesma de a deusa da manhã e da noite; isso a associa com o planeta Vênus. Era uma deusa tanto do amor quanto da guerra. Mas seu amor foi fatal em mais de uma ocasião aos humanos a quem cedeu seus favores.
Quando Ishtar se apaixonou pelo deus das colheitas, Tammuz, seu amor literalmente o matou. A deusa pranteou tanto sua morte que decidiu ir ao Outro Mundo para resgatá-lo. Ishtar desceu então às trevas. Para que pudesse atravessar os sete portões, ela deveria deixar em cada um, uma peça de ornamento - joias ou vestes. Quando finalmente atingiu o palácio subterrâneo de Ereshkigal, Ishtar estava nua e indefesa. Ereshkigal a aprisionou e a torturou.
Foram necessárias as poderosas palavras mágicas de Asushu-Namir, o mensageiro do grande Ea, para que Ishtar fosse libertada. Ea sensibilizou-se com as lágrimas de Ishtar por seu amado e ordenou que Tammuz pudesse passar parte do ano com a deusa, mas teria que retornar à terra dos mortos durante o restante do tempo. Ele borrifou Ishtar com a água da vida para que ela revivesse. À medida que a deusa retornava à superfície, ia reencontrando suas jóias e vestes, recuperando assim seus poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário