Certos animais foram associados à Deusa e ao Deus por centenas de anos. Muitos desses animais recorrem em diversas culturas que não mantiveram contatos entre si. Antigos líderes espirituais sabiam como se comunicar com o inconsciente coletivo, que é o depósito de todo o conhecimento, e como ouvir as vozes das deidades que lá falavam. Usar esses animais hoje, na meditação, em rituais (não significa sacrifica-los já que a wicca é contra isso, apenas deixa-los observarem o rito) ou encantamentos, intensificará seu contato com as forças arquetípicas dos Deuses! Isso não significa que os outros animais também são importantes, eles são sim, aliás todos são importantes e todos vem da deusa e do deus!
Boi
Na Grécia e em Roma, esse era considerado um animal lunar.
Cães de Caça
Matilhas de cães, como Alani de Diana, representavam as energias perigosas da Lua. Hecate sempre vagava pela noite com uma matilha de cães negros.
Cão
Cães vêm há muito tempo sendo associados a deidades lunares, especialmente deusas da Lua Crescente. Entre os nórdicos havia a história de Managarmr (cão lunar), o mais poderoso de todos os caninos sobrenaturais.
Cobra
Um símbolo da deusa, é o mesmo que espiral quando enrolada. por vezes cada volta da espiral marca um dia no calendário lunar. Linhas em zigue-zague representam cobras. Serpentes eram associadas à Lua Nova por serem consideradas relacionadas ao submundo. Algumas Deusas da lua nova eram retratadas como tendo cabelos de serpentes. Há gravuras mostrando Cibele oferecendo uma taça a uma cobra. Na mitologia mexicana, existem lendas da mulher serpente (Lua) que é devorada pelo Sol, numa descrição de um eclipse ou das fases da lua.
Coruja
A coruja caçadora noturna, com seus grandes olhos, há muito é associada à Lua. Para os egípcios a coruja era um símbolo de morte, noite e frio. Para os gregos, entretanto, era um símbolo de sabedoria e da deusa Athena. seus olhos vidrados a ligavam às deusas dos olhos, Lilith, Minerva, Blodeuwedd, Anat e Mari, entre outras. A coruja sempre foi associada à lua, à sabedoria, aos mistérios sagrados lunares e às iniciações.
Dragão
Apesar de inicialmente ligado a eclipses lunares e solares, os dragões estão associados à Lua. Essa noção de dragões e eclipses era comum na China, no norte da Ásia, na Finlândia, na Lituânia, no norte da África, na Pérsia. As lendas dizem que os dragões geralmente voam à luz do luar.
Gato
A palavra para gato em egípcio era Mau. Especialmente para os egípcios, essa era uma criatura lunar. Eram sagrados a deusas como Ísis, Bast, Ártemis, Diana, Freya. Quando Diana passou a ser conhecida como Rainha das Bruxas durante a Idade Média, o gato passou a ser associado à bruxaria, ou ao culto da deusa.
Lebre ou Coelho
Muitas culturas ao redor do mundo, incluindo o Tibete, a China, África, Ceilão e algumas tribos nativas americanas, diziam que a lebre vivia na Lua com as deidades lunares. Especialmente associada as deusas lunares.
Lobo
Muitos deuses e deusas, ligados à Lua, tinham também como símbolo o lobo. O lobo uiva para a Lua, assim como os cães; eles caçam e brincam ao luar. As sacerdotisas da Lua de muitas culturas eram adeptas de viagens astrais e transmutações, talentos normalmente praticados à noite. Também celebravam rituais, dançando e cantando a céu aberto, sob a Lua. Um festival romano, a Lupercália, honrava a deusa - loba Lupa ou Ferônia. Os nórdicos acreditavam que o lobo gigante Hati perseguia a lua e nos dias finais comeria esse corpo celeste.
Morcego
Criatura constantemente associada à Lua e à escuridão. Na China, sorte e felicidade; na Europa, criatura companheira da deusa Hel. Os cristãos tornaram - no mau e demoníaco numa tentativa de dissociar as pessoas da deusa.
Peixe
Em algumas culturas, a Lua era simbolizada por um peixe em vez de uma cobra. Algumas deusas lunares possuíam caudas de peixes, semelhante a sereias.
Porca
A porca branca tem sido associada a deidades lunares desde as terras celtas até o Mediterrâneo. Ligada a Astarte, Cerridwen, Deméter, Freya.
Rã
Algumas culturas viam uma rã, em vez de lebre, na lua. Em algumas partes da Ásia, da África e da América do Norte, a rã era um símbolo da Lua e da fertilidade.
Sapo
Símbolo lunar muito comum; por vezes chamado de rã. No Egito, Hekat, a deusa-sapo, estava ligada aos nascimentos.
Touro
Inicialmente esse era um símbolo lunar da Grande Mãe, com os chifres representando a Lua Crescente. Posteriormente, quando passou a representar deuses solares, ainda estava constantemente ligado a uma deusa lunar como Cibele e Attis.
Vaca
Símbolo feminino tanto da Terra como da Lua. Deusas egípcias conectadas tanto à Lua com à vaca eram Ísis, Hathor e Neith, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário