terça-feira, 29 de outubro de 2013

DEUSA ASTARTE

 
Astarte, a Rainha do Paraíso, era conhecida por todo o Oriente Médio, até mesmo entre os hebreus. Era a divindade principal da cidade de Sídon. Outro de seus muitos nomes era Astoreth. Assim como muitas outras divindades lunares, esta deusa era constantemente descrita usando os chifres da Lua Crescente ou tendo uma cabeça de novilha com chifres.
Astarte não era apenas uma deusa lunar do amor, mas também uma deidade da prosperidade. Até mesmo as mulheres de Israel eram admoestadas por oferecer bebidas, incenso e bolos lunares a Astarte. Seus bosques sagrados, onde viviam as sacerdotisas do amor, eram frequentados pelos homens. Os profetas de fogo e enxofre de Israel que tentavam forçar o culto do deus único ao povo só obtiveram sucesso após destruir os templos e cortarem as árvores dos bosques da Rainha do Paraíso. Mas a deusa mergulhou no subsolo para permanecer como parte da nova religião, na pele de Shekinah. Os cristãos ainda a conhecem como Maria, a Rainha dos Céus.
Associada ao planeta Vênus e à Primavera, o seu dia da semana é a sexta-feira e o seu festival ocorre a 23 de Abril. Costuma ser representada nua tendo os seus rituais uma celebração à beleza e sexualidade. Em Sídon existia o culto à Deusa Astarte prestado por sacerdotes e sacerdotisas, no tempo dos romanos, provavelmente trazido pelos comerciantes orientais que habitavam a cidade na época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário