terça-feira, 28 de março de 2017

PREVENÇÃO CONTRA A POBREZA

Os gregos possuíam uma celebração chamada Diásia, em que se protegiam contra a pobreza, no mês de março. Num período (e quando não vivemos esse período?) de incertezas econômicas, fica a critério de cada um o que se pode fazer para manter sua vida num modo positivo e prospero. Por vezes as circunstancias, por qualquer motivo, nos conduzem a dificuldades financeiras. Há certas coisas que podemos fazer para melhorar a situação, e eventualmente eliminar a necessidade em nossas vidas.
O primeiro e mais importante passo é tornar-se financeiramente responsável. Controle suas despesas mensais, elimine os supérfluos. Se possui o péssimo habito de parcelar suas compras apenas para descobrir que não conseguirá pagá-las, pare imediatamente. Deixe os cartões de credito em casa. Se a situação estiver realmente ruim, procure um conselheiro financeiro.Organize seu orçamento e respeite-o. Comece por criar um fundo de "vacas magras" para o qual, a cada pagamento, reservará uma pequena parcela: pode ser um envelope no fundo da gaveta, o proverbial pote de biscoito, uma caixa na prateleira mais alta de seu armário.Você quer que tal dinheiro esteja disponível, não para gastá-lo, mas para periodicamente contá-lo e provar para si mesmo que você é capaz de se controlar.
O segundo passo a ser tomado é a remoção de pensamentos programados. Não é preciso manter as mesmas atividades nem possuir as mesmas coisas que os vizinhos, amigos, familiares ou quem quer que seja. Ser econômico não é ser miserável. Ter uma postura prospera em relação à vida não é pecado ou errado. O dinheiro não é maléfico. E passar um dia ocasional apenas relaxando não é vagabundagem.

*************

Para realizar este ritual, compre uma vela verde, óleo de menta ou madressilva e algum dinheiro de brinquedo.
Dois dias antes da Lua Cheia, leve a vela verde a seu altar ou local de trabalho espiritual. Entalhe vários cifrões na vela, pensando em uma vida mais prospera. Unte a vela com o óleo essencial esfregando do pavio à base. Coloque-a num suporte à prova de fogo e posicione no centro de seu altar. Acenda a vela.
Espalhe seu "dinheiro" em frente à vela acesa. Divida em montes designando as contas ou compras de que queira cuidar. Dedique ao menos cinco a dez minutos pensando de que modo gastaria esse dinheiro de modo responsável. Em seguida, apague a vela.
Na noite seguinte, acenda novamente a vela e embaralhe o "dinheiro" mais uma vez. Após dez ou quinze minutos, apague a vela. Na terceira noite, noite de Lua Cheia, realize o ritual mais uma vez, permitindo desta vez que a vela queime por inteiro após ter dividido o "dinheiro".



Nenhum comentário:

Postar um comentário