segunda-feira, 13 de março de 2017

NASCIMENTO DE FREYA

A deusa nórdica Freya era muito importante para o bem-estar e existência dos Deuses, muito além de seu aspecto de deusa da fertilidade, pois ocorreram muitas batalhas entre os Deuses e os Gigantes por Freya. Ela possuía muitos nomes: Syr, Dama, Grande Deusa, Mardoll (aquela que brilha sobre o mar). Ela era irmã de Frey,e filha do deus do mar Njord.
Os mitos falam de seu casamento com um misterioso deus chamado Od, o qual desapareceu. Apesar de Freya estar intimamente ligada ao poderoso Odin, ela não é sua esposa, nem de nenhum outro deus. Quando ela chora, suas lágrimas tornam-se gotas de ouro; quando essas gotas caem no mar, elas se transformam em âmbar. Seus gatos mágicos, Bygul (ouro de abelha. mel) e Trjegul (ouro de arvore, âmbar), puxam sua carruagem. De carácter arrebatador, teve vários deuses como amantes e é representada como uma mulher atraente e voluptuosa, de olhos claros, baixa estatura, sardas, trazendo consigo um colar mágico, emblema da deusa da terra, chamado Brisingamen.
As eddas mencionam que recebia metade das almas mortas em combate em seu palácio chamado Fólkvangr, enquanto que Odin recebia a outra metade em Valhala.
Freya é a senhora dos gatos, líder das Valquírias, capaz de trocar de forma, é a Sábia ou "vidente" que inspira toda a poesia sagrada. Treze é seu numero e sexta-feira é seu dia. Seidr, sua magia especial, era basicamente magia feminina, um tipo de xamanismo  e profecia. Alguns mitos dizem que as runas eram de Freya muito antes de Odin obtê-las.
Freya tem poder sobre o amor, beleza, sexo, animais, gatos, nascimentos, fogo, cavalos, encantamentos, feitiçaria, ouro, riqueza, transes, joias, sabedoria, antevisão, magia, sorte, longa vida, fertilidade, a Lua, o mar, morte, música, poesia e proteção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário