Hebe era a filha mais nova de Zeus e Hera. Entre os romanos ela era chamada Juventas. Ela era a deusa da aurora, do leste e da juventude. Por ter o privilégio da eterna juventude, representava a donzela consagrada aos trabalhos domésticos. Assim, cumpria no Olimpo diversas obrigações: preparava o banho de Ares, ajudava Hera a atrelar seu carro e servia néctar e ambrosia aos deuses. Foi substituída por Ganimedes, um jovem mortal, trazido ao Olimpo por Zeus. Hebe era também servente pessoal de sua mãe Hera.
A vida dos deuses dependia do néctar que era servido pela deusa Hebe. Os gregos o chamavam de vinho sobrenatural de Hera, ou o sangue menstrual da Grande Mãe. Muitas culturas ao redor do mundo possuem lendas com esse "vinho". Na Índia era chamado de soma, na Grã-Bretanha, o claret vermelho da Rainha das Fadas; no antigo Egito,era o sa. Essa beberagem representava espiritualmente o fato de que tudo, inclusive os deuses, vinha do ventre da Grande Mãe.
Tradicionalmente, o claret era a bebida dos reis, uma reminiscência do fato de eles serem indicados por uma sacerdotisa da Grande Mãe.Um velho ditado diz: "O Homem na Lua bebe claret". A palavra claret significa "elucidação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário