quarta-feira, 22 de março de 2017

CONVERSANDO COM AS PARCAS

LUA NOVA

As Parcas gregas e as Norns nórdicas (já fiz um post delas) são muito semelhantes. Pode ser que todas essas deusas tenham sua origem nas culturas pré-arianas do Extremo Oriente, antes que esses grupos culturais migrassem para suas respectivas áreas e se estabelecessem.
As Parcas gregas (porções, parcelas) eram também chamadas de as Moerae (Moiras) (parte), e tornaram-se conhecidas como as Parcas durante a Idade Média. Essas três filhas de Nyx (Noite) eram Clotho, Lachesis e Átropos. Clotho desenrolava a linha da vida; Lachesis a media, decidia o destino e acrescentava uma porção de sorte; a taciturna Átropos, com sua tesoura,cortava a linha a qualquer tempo, sem aviso. Nem mesmo Zeus poderia se opor a uma decisão das Parcas. A deusa Nêmesis era a única que podia influenciar Átropos para que deixasse a linha rolar por um tempo maior.
Eram constantemente acompanhadas pelos Keres (os Cães de Hades), três seres com afiadas presas e vestidos de vermelho. Apesar de temido, esse trio era também invocado em casamentos para uma união feliz.
Na Grécia e em Roma, as Parcas eram levadas muito a sério. Recebiam sacrifícios de mel e flores. Ainda no período medieval, três anéis eram utilizados em rituais especiais para invocar as Parcas. As três gunas, ou fios coloridos (branco, preto e vermelho) da Índia, eram entrelaçados a todas as vidas segundo as ordens das Parcas. Ovídio, Teócrito e outros escreveram sobre linhas da vida com as mesmas cores na literatura grega.
 
*************
 
Apanhe três fios, um vermelho, um preto e um branco, entrelace-os. Ate as duas extremidades em separado. Se desejar, pode fazê-lo longo o bastante para amarrar ao redor de sua cintura e utilizar o cordão como parte de seus trajes rituais. Enquanto os entrelaça, cante:

"Acima, abaixo, linhas do destino.
Tanto na minha vida como em todas as coisas.
Trançando o padrão, cedo ou tarde,
Verei o resultado que as ações trazem."

Beije a trança quando estiver pronta e amarre-a ao redor de sua cintura, ou pendure-a no pescoço. Visualize as Parcas gregas ou as Norns nórdicas diante de você. Erga suas mãos para elas. Cante:

"Um novo ano surge. As linhas se entrelaçam,
Para finalmente revelar meu destino.
Ó Parcas da Vida, peço sua ajuda
Para clarear meu caminho e me libertar.
Que as velhas coisas feneçam e desapareçam
Que o novo chegue me trazendo prosperidade.
Ó Parcas da Vida, peço sua ajuda
Para clarear meu caminho e me libertar."

Durma com o cordão trançado sob seu travesseiro e preste atenção a seus sonhos. E esteja pronto para fazer o que for necessário e apropriado para retificar sua vida e tornar seu caminho mais suave.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário