segunda-feira, 6 de abril de 2015

BAST, A DEUSA FELINA

O gato era associado no Egito tanto a Bast como a Pasht (a Lua). Pasht era o aspecto obscuro de Bast. Era a Senhora do Leste, mãe de todos os felinos e esposa de Ptah. Apesar de ser considerada a encarnação da força vital e do calor do Sol, era também, através de seus gatos, conectada à Lua.
O gato era o animal mais sagrado do Egito. O templo de Bast mantinha gatos especialmente sagrados que eram embalsamados com grande cerimônia quando morriam. Aquele que matasse um gato no Egito recebia sentença de morte. Gatos pretos eram especialmente sagrados a Bast; o símbolo do gato preto era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar sua capacidade de cura.
O sistro e o espelho de Hathor eram decorados com gatos. Este animal representava a Lua. O nome egípcio para gato era Mau. O gato foi domesticado logo no inicio e era valorizado como matador de cobras. O lince (uma espécie de felino selvagem com orelhas peludas) era conhecido no Egito como Maftet, e era considerado benevolente e protetor. Também era um matador de serpentes.
Bast era representada com uma cabeça de gato, carregando um sistro em sua mão direita e levando uma cesta na esquerda. Vestia normalmente uma túnica verde.
Era a deusa do fogo, da Lua, dos partos, fertilidade, prazer, bondade, alegria, ritos sexuais, musica, dança, proteção contra maus espíritos, intuição, cura, casamento e todos os animais (especialmente gatos).
Bast pode ser honrada através da criação de um santuário num bosque ou jardim para os espíritos da Natureza e para os animais silvestres. Posicione uma estátua de um gato no centro do santuário para representar a deusa.
Para pedir a você mesmo ou a seus gatos de estimação a bênção da deusa Bast, prepare um altar com fotos e/ou estátuas de gatos. Podem ser de qualquer tipo de felino, domésticos ou selvagens. Coloque também uma foto sua, de sua família e de seus gatos também. Prepare duas velas verdes no altar.

PS> Postarei o ritual em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário