sexta-feira, 14 de agosto de 2015

RITUAL - FESTA DO PÃO NOVO

A Festa do Pão Novo original era uma celebração da colheita de grãos, uma ação de graças pelo alimento recebido para os meses de inverno. Se possuir uma horta, essa é uma celebração apropriada. Caso não aprecie o cultivo, ou não tenha espaço para isso, é ainda possível celebrar esse antigo ritual de várias maneiras.
Você pode assar pães ou bisnagas. O simples ato de misturar e amassar e dar forma aumenta sua percepção da contribuição da Mãe Terra à sua vida.
Se  possuir uma horta, prepare uma refeição com os legumes colhidos. Posicione no centro uma bandeja com legumes fatiados e um patê de ervas.
Outro modo de celebrar a Festa do Pão Novo é oferecer seus serviços a grupos que fornecem "sopão" aos sem-teto e a idosos. Se não dispuser de tempo para isso, ao menos faça uma doação em alimentos ou em dinheiro para tais grupos.
Quando comer seu pão, caseiro ou não, nessa refeição especial, acrescente um pouco de sal na primeira mordida. Esse é um antigo costume ainda em prática em muitas partes do mundo. Inicie sua refeição com algumas palavras de agradecimento à Mãe Terra que cuida do crescimento dos grãos e dos legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário