As Dríades são os espíritos da Natureza, ou ninfas das florestas e das arvores. Há diversas espécies de Dríades, cada qual com suas áreas especiais de conhecimento e magia. Algumas atuam apenas em bosques, vales e arvores. Outras podem ser encontradas próximas à água. Outras mais pertencem às montanhas e grutas. Normalmente seus poderes de proteção se estendem às áreas ao redor de seu domínio principal, ou seja, as Dríades da água cuidarão dos bosques ao derredor, enquanto as dos bosques podem fazer o mesmo com relação aos veios d'água das proximidades. Seus parentes próximos, as Napaeae, Auloníades, Hylaeorae e Alsaeides, viviam nos bosques, ravinas, arvoredos e vales; enquanto as Oreades pertenciam às montanhas e grutas. As Hamadríades protegiam e cuidavam de árvores individuais especificas. Outras parentes das Dríades eram as Náiades dos bosques, as Crenae e Pegae dos regatos e as Limnades das águas paradas.
Os gregos e os romanos diziam que as Dríades podiam conceder o dom da profecia e dos oráculos, curar os enfermos, cuidar das flores e animais silvestres da área e proteger os campos e os rebanhos.
Dríades eram conhecidas em todas as regiões celtas. Os celtas acreditavam que fossem espíritos que habitavam as arvores, em especial os carvalhos. Os druidas as contatavam para obter inspiração. Bolotas de carvalho eram conhecidas como "Ovos de Serpente" pelos druidas, e utilizadas em muitos de seus encantamentos.
Os povos antigos que sabiam da existência das Dríades tomavam cuidado para não as contrariar. Grutas, veios d'água, bosques e florestas em geral eram tratados com respeito, pois eles não desejavam ofender as Dríades que ali habitassem. Ninfas e Dríades eram as companheiras de Fauno e Pã; todas essas deidades das florestas eram capazes de instalar pânico e medo em todos os humanos e animais. Nossa palavra "pânico" vem da habilidade de Pã em incitar o horror.
Além dos modos óbvios de estabelecer um bom relacionamento com as Dríades - cuidando dos bosques e de suas criaturas - é possível conhecer os que vivem nas arvores e moitas de sua propriedade ao estimulá-los com barquinhos de luz das fadas e pequenos sininhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário