sábado, 4 de novembro de 2017

A TÊMIS ORACULAR

- LUA CRESCENTE -
Têmis , na mitologia grega, era uma titânide, filha de Urano e de Gaia. Era a deusa-guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Dice cuja equivalente romana é a deusa Justiça. Têmis empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento. Seu nome significa "aquela que é posta, colocada".

Têmis não representa a matéria em si, como sua mãe Gaia, mas uma qualidade da terra, ou seja, sua estabilidade, solidez e imobilidade. Ela é uma deusa que falava com os homens através dos oráculos. O mais famoso de todos os templos oraculares da Grécia Antiga, Delfos, pertencia originalmente a Gaia, que o passou a filha Têmis.
Têmis tinha máxima ligação com a questão das previsões oraculares e, no fundo, representa a boca oracular da terra, a própria voz da Terra, ou seja, Têmis é a terra falando.
 
*************
Acenda incenso de jasmim ou lótus. Deite suas cartas ou o que tenha planejado utilizar em seu altar. Encha um cálice com suco vermelho escuro ou vinho e deixe-o próximo ao seu local de trabalho. Acenda duas velas roxas, uma de cada lado do cálice. Erga suas mãos sobre seus instrumentos divinatórios e diga:
 
"Deusa da Lua e da Magia,
Deusa dos Mistérios,
Mostre-me a resposta que venho buscando,
Revele-me todos os destinos."
 
Beba três goles da bebida. Embaralhe suas cartas e deite-as de maneira que lhe aprouver. Após terminar o processo divinatório, levante-se, erga os braços e diga:
 
"Honra àqueles que me ajudaram.
Agradeço livre e sinceramente
Sua orientação será para sempre
apreciada e aceita.
Assim seja!"
 
As velas não precisam queimar até o fim, podendo ser reutilizadas para outros rituais divinatórios.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário