segunda-feira, 28 de setembro de 2015

FESTIVAL DE SARASVATI

LUA CRESCENTE

Besant Panchami, às vezes chamado de Dawat Puja, é o Festival de Sarasvati na Índia. Sarasvati é a deusa do aprendizado, da escrita e dos livros contábeis. É também uma deusa de rio, que despeja uma torrente de energia. Sua imagem é a de uma bela mulher vestida de branco; em sua fronte há uma Lua Crescente. Ela rege as artes civilizadas como a musica, a matemática, o alfabeto, os calendários, a magia, os Vedas e claro, todas as áreas de aprendizado.
Na Índia, esse festival tinha início com a limpeza de todos os potes de tinta e das penas. Em nossa era de computadores, devemos limpar completamente tais equipamentos.. Na verdade, limpar toda área de escrita, tirando o pó de todos os livros e organizando os papeis pessoais, faz parte dessa categoria.
Os hindus consideram todas as vidas como uma participação da harmonia cósmica. Consideram todas as ações como uma forma de culto divino; diz-se que isso é um culto interno. No culto externo, seus rituais consistem de sons, ritmos, gestos, flores, luzes, incenso e oferendas, tudo isso servindo como auxilio para guiar a mente o mais longe do material e o mais perto possível do espiritual. Diz-se que isso atraí a divindade desejada para mais perto. Ao culto individual dá-se o nome de puja. O ritual é considerado necessário para estabelecer e manter contato com uma divindade especifica.

Para honrar Sarasvati, limpe sua área de escrita e seus instrumentos. Consiga flores frescas ou, na impossibilidade de obtê-las, tenha pelo menos um belo buquê de flores de seda. Arranje-as num vaso ou pote bonito. Tenha à mão incenso de sandalo ou lótus; pode ser em varinhas. Separe um papel em branco e uma caneta preta ou lápis, e uma vela branca num suporte à prova de fogo.
Tome um banho agradável e aplique seu perfume ou colônia predileta. Dirija-se ao seu local de culto trajando uma bela roupa ou nu. Não seja relaxado a ponto de ir vestindo um velho roupão de banho, com os cabelos desgrenhados! Você está indo  falar com uma deusa.
Como altar, pode usar qualquer coisa que já possua, ou arrumar uma bandeja grande o suficiente para conter todos os seus apetrechos. Arrume o vaso de flores, uma estátua ou figura de Sarasvati, ou pelo menos seu nome caprichosamente escrito em um cartão; o papel e a caneta; a vela; e o incenso no suporte. Toque musica indiana ou ao menos uma musica que lembre a Índia.
Acenda o incenso e suavemente, com suas mãos, direcione sua fragrância sobre o altar e sobre si mesmo. Acenda a vela. Sentado ou de pé, em frente ao altar, entoe o "OM" utilizado pelos hindus. Cante o OM até sentir seu poder vibrar dentro de seu corpo e de sua mente.
Junte suas mãos em oração e curve-se perante a estátua, tocando a ponta de seus dedos contra sua testa. Faça isso três vezes, e diga:

Estou no centro deste universo espiritual,
No interior do coração da mandala sagrada.
Suave Sarasvati, venho a ti para ajuda e bênçãos.

Escreva agora aquilo que deseja, o que pode ajudá-lo a obter sucesso em um novo projeto. Lembre-se, Sarasvati auxilia nas artes criativas, ciências, musica, poesia, aprendizado e ensino. Também ajuda com livros contábeis, mas não necessariamente com a finalidade do negocio em si. Ela dá inspiração, diligencia e sabedoria, todos os ingredientes necessários para o sucesso.
Coloque o papel em seu altar perante a imagem. Sente-se para uma rápida meditação, mantendo-se aberto para quaisquer vozes interiores que possam trazer sugestões..Visualize a ténue Lua Crescente no céu noturno, a mesma crescente que adorna a fronte de Sarasvati. Se nada surgir desta vez, não desanime. Ela lhe enviará algo mais tarde, talvez na forma de um sonho.
Cante o OM novamente. Curve-se com as mãos apertadas na direção da estátua e diga:

Bela Sarasvati, deusa da luz e da inspiração,
Revele-me o conhecimento de que preciso.
Atenda meus pedidos de modo benéfico.
Gratidão, amável deusa.

Deixe o  altar e permita que a vela se  consuma por inteiro. Retorne no dia seguinte e acenda mais incenso. Após cantar o OM e meditar brevemente, queime seu papel numa vasilha ou caldeirão metálico. Quando as cinzas esfriarem, espalhe-as no lado de fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário