terça-feira, 22 de setembro de 2015

DEMETER, A MÃE PROTETORA

 LUA CHEIA

A deusa Deméter era uma Mãe Terra, a Deusa do Milho, a Mãe Pranteante. As pessoas a honravam ao usar guirlandas de flores enquanto marchavam pelas ruas, geralmente descalças. Frutas e grãos da estação eram transformados em banquetes. Acreditava-se que pisar na terra descalço aumentava a comunicação entre humanos e a deusa.
Para os gregos, Deméter era a criadora do tempo e a responsável por sua medição em todas as formas. Seus sacerdotes eram conhecidos como Filhos da Lua. Essa deusa era representada como uma matrona com belos cabelos, trajando um robe azul e portando um feixe de trigo. Era coroada com espigas de milho ou com fitas e segurava um cetro. Os gregos diziam que Deméter lhes deu as primeiras sementes de trigo, ensinou-os a cultivar o solo e como produzir pão com  os grãos. Ela instituiu os Mistérios  Eleusinos.
Deméter era a protetora das mulheres e uma divindade do casamento, maternidade, amor materno e fidelidade. Ela regia as colheitas, o milho, o arado, iniciações, renovação, renascimento, vegetação, frutificação, agricultura, civilização, lei, filosofia da magia, expansão, alta magia e o solo.

Nesse ritual, use incenso de sândalo, olíbano, cassia ou pinho. Será necessário um bastão decorado com fitas coloridas, uma cesta de vime para depositar o bastão, um sino e uma maçã.
Abra o circulo como de costume, visualizando-o circundado por um circulo de fogo. Chame pelos quatro ventos para montarem guarda.
Fique de pé diante do altar, voltado para o leste. Erga seus braços em saudação. Diga:

Entre os mundos eu ergui este altar.
Fora do tempo, este rito conduz ao antigo caminho.
Onde poderei encontrar Deméter do grande Olimpo,
E conjurar alta magia. Apareça, eu ordeno.

Coloque o bastão decorado na cesta de vime e leve-a para o leste. Diga:

Perséfone retorna ao Submundo.
Não pranteie, Mãe Terra,
Pois a Criança Divina do Amor está aqui.

Vire a cesta para o sul, Diga:

Perséfone retorna ao Submundo.
Apesar de a luz enfraquecer,
Ela retornará à Terra.

Vire a cesta para o  oeste. Diga:

Perséfone retorna ao Submundo.
O frio do inverno se aproxima,
Mas apenas por um breve período.

Termine voltando a cesta para o norte e diga:

Perséfone retorna ao Submundo.
A Terra permanecerá em repouso
Até que a luz de seu Filho Divino
Torne a se fortalecer e brilhe sobre nós.

Posicione a cesta no chão diante do altar. Toque o sino três vezes. Apanhe a adaga ritual com sua mão de poder e a maçã com a outra.

Revele-me seus segredos ocultos
Para que eu possa compreender seus Mistérios Sagrados.

Corte a maçã na horizontal para revelar o pentagrama em seu interior. Contemple esse símbolo sagrado por alguns instantes. A seguir, diga:

Na vida está a morte, na morte está a vida.
Tudo deve obedecer à sagrada dança do caldeirão,
Era após era, para morrer e renascer.
Ajude-me a lembrar que cada inicio tem um fim
E que cada fim traz um novo inicio.

Morda um pedaço da maçã.Deixe o restante para compartilhar com os passarinhos. Diga:

Sagrada Mãe Deméter,
Conforte-me e proteja-me em meus períodos de dificuldades.
Instrua-me nos Mistérios.
Você e sua filha Perséfone possuem o poder
Para conduzir-me a um novo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário