sexta-feira, 3 de outubro de 2014

THOTH, O DEUS-SOL EGIPCIO

O deus egípcio Thoth era conhecido como o Senhor dos Livros do Conhecimento, o Ancião e o Senhor das Palavras Sagradas, entre outros títulos. Ele criou a si próprio, o que significa que veio ao  mundo sem pais. Os egípcios consideravam essa deidade como o criador dos hieroglifos e dos números. Seus poderes eram superiores até mesmo aos de Osíris ou Rá, o que o torna o primeiro e o maior entre os magos. Possuía uma cabeça de íbis e usava um disco lunar e uma crescente (ambos símbolos lunares) em sua cabeça; portava a pena e a palheta de um escriba.
Seu maior templo e centro em Hermópolis Magna, no Alto Egito, era um dos maiores centros culturais do mundo. Seus sacerdotes ensinavam que Thoth criava com o simples som de sua voz. Numa cripta sob o templo principal eram mantidos seus livros sagrados de magia, abertos  apenas para seus discípulos. Os gregos, e posteriormente outras raças, traduziram esses livros através dos trabalhos de Hermes Trismegistus e de Kybalion. Outro importante templo de Thoth ficava no Baixo Egito, em Hermópolis Parva. Possuía duas esposas, Seshat e Nehmauit.
Thoth auxiliou Anúbis, Ísis e Néftis a embalsamar Osíris após este ter sido assassinado por Set. Posteriormente,quando Ísis e seu filho Horus se escondiam nos pântanos de Buto, Thoth mais uma vez veio em seu auxilio e curou Horus de terríveis doenças. Durante a grande batalha entre Horus e Set, Thoth atuou como uma espécie de arbitro, curando a ambos de seus terríveis ferimentos. Quando o conselho dos deuses finalmente declarou Horus como o governante de direito do Egito, Thoth tornou-se seu grão-vizir, governando posteriormente em seu lugar, quando Horus abdicou do poder terreno.

Um comentário:

  1. Adoro histórias do Egito. Minha Deusa preferida é Isís. Parabéns pelo post *_*

    ResponderExcluir