quinta-feira, 3 de julho de 2014

ATHENA E PALLAS

A deusa Athena, nascida da cabeça de Zeus, após este ter engolido sua mãe enquanto ainda grávida, era uma onipotente  e sabia deidade guerreira. O Pártenon (Templo Virgem) era seu recanto em Atenas. Athena usava um elmo e uma aegis (armadura) e portava uma lança e um escudo. No entanto, essa deusa detestava violência desnecessária. Talvez isso se deva ao trágico acidente sofrido por sua melhor amiga.
Athena possuía uma amiga e amante humana cujo nome era Pallas. Pallas apreciava a caça e os esportes, tanto quanto Athena. Elas debatiam sobre diversos assuntos - deusa defendendo o ponto de vista dos deuses, e Pallas defendendo os humanos. Athena jamais se sentiu ameaçada pelas habilidades de sua companheira humana - e a amava profundamente. Um dia, no entanto, enquanto participavam dos jogos das Amazonas, Pallas caiu de um penhasco abrupto e faleceu. O sofrimento de Athena pela perda de sua amiga foi tão doloroso que ela decidiu incorporar o nome de Pallas a seu próprio nome.
Athena tornou-se a deidade da liberdade e dos direitos femininos, assim como a patrona de todas as artes, dos soldados, da sabedoria e dos cavalos. Ela era especialmente homenageada durante a Panatenea em março e novamente no Dia das Geniae, em 25 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário