domingo, 10 de fevereiro de 2013

4 DE FEVEREIRO

No Japão, o festival das lanternas Setsu-Bun-O celebrava a deusa Amaterasu. Neste dia, exorcizavam-se os maus espíritos do universo, limpavam-se as casas e os altares e purificavam-se as pessoas.

Nas moradias e nos templos, salpicava-se feijão no chão para desviar o mal, atrair o bem e promover a saúde. Sinos eram tocados para atrair a prosperidade e a boa sorte. Em todos os lugares, acendiam-se lanternas coloridas e faziam-se orações para a proteção, a saúde e a felicidade das pessoas, repetindo a frase: "Fora com o mal, venha a boa sorte".

Um encantamento simples para atrair a boa sorte e a prosperidade é feito colocando-se vários tipos de feijão em um recipiente de vidro, com a tampa decorada ou pintada. Enquanto coloca as diferentes camadas de feijão, recite uma pequena oração, pronta ou criada por você mesma, invocando os dons e as dádivas da Mãe Terra para a sua vida. Guarde o vidro em sua cozinha ou despensa.

Nos países eslavos, celebravam-se Gabija e Aspelenie, as deusas do fogo, do lar e da lareira. Para homenageá-las, as pessoas jogavam sal no fogo e pronunciavam seus nomes. Nas cozinhas, mantinha-se sempre acesa uma lamparina com óleo, deixando-se ao lado pequenos agrados para as Guardiãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário