"Hilaria", o último dia das celebrações de Isia com o renascimento de Osíris pelo leite de Ísis, festejando a continuidade da vida.
O ciclo outonal das celebrações egípcias para Ísis e Osíris era chamado de "Zetesis e Heuresis", ou seja, "a procura e a descoberta". Considerando o equivalente egípcio das celebrações gregas para Deméter e Perséfone, os Mistérios Eleusínios, esse festival continuou existindo durante o Império Romano e teve uma influencia muito grande na estruturação inicial do cristianismo.
Peregrinação para as fontes sagradas na antiga Grã- Bretanha, reverenciando as deusas da água Beag, Boann, Borvonia, Brighid, Coventina, Sequana, Sulis e Triduana. Na Idade Media, os peregrinos que buscavam a cura bebiam e se banhavam na famosa fonte de Santa Winefrida, em Wales, uma antiga fonte sagrada da deusa Brighid.
Na tradição gaélica, acreditava-se que neste dia começava um novo ciclo para a iniciação da alma, sendo finalizado no Sabbat de Imbolc, no dia 1º de fevereiro. É um dia propicio para dar inicio a um novo projeto ou empreendimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário