sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A DEUSA FELINA BAST

Apesar de ser geralmente identificada com os suaves poderes da criação do Sol, a deusa Bast era também associada a gatos e à Lua. Heródoto afirmou que o grande templo sagrado de Bubastis teria sido construído em sua honra. O gato era o animal mais sagrado do Egito, e os gatos negros eram especialmente sagrados a Bast. Matar um gato acarretava pena de morte automática. Quando os gatos do templo de Bast morriam, eram embalsamados em grande cerimônia. Estátuas de Bast a representam com a cabeça de um gato e corpo de mulher ou como um gato preto com colar e brincos.
No Egito, celebrava-se uma enorme feira anual em sua homenagem. Milhares de seguidores deslocavam-se através do Nilo, acompanhados por flautas, castanholas e muito vinho. Esplendidas procissões atravessavam as ruas em direção a seus templos.
Bast possuía também uma faceta obscura, conhecida com Pasht, a Rasgadora. Pasht era um aspecto da Lua Nova, uma deusa de retribuição, vingança e terror que podia seguir e de fato seguia um humano aonde esse fosse, para obter a punição que ela achasse fosse justa. Nem a morte podia deter a deusa da Lua Negra Pasht, pois seus poderes transcendiam a morte e a próxima encarnação.


ALTAR PARA DEUSA BAST

 Deusa Bast protetora dos lares e da família. 

Faça um altar dentro de casa e coloque uma imagem da deusa Bast e em volta coloque fotos de seus gatos e de sua família (também de seus outros animais de estimação). Sempre que quiser, pode acender uma vela de cor verde ou branca. Peça sempre a proteção e o amor maternal de Bast, porque ela tem o poder de se transformar em ferocidade quando algum de seus filhos é atacado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário