No Egito, celebração de Bast, a deusa solar com cabeça de gato, regente da música, dança e alegria.
Embora normalmente associada aos poderes criativos do Sol, Bast também era associada à Lua. Seu aspecto escuro, como Pasht, "A Rasgadora", era ligado à lua nova e representava a retribuição e a vingança contra todos aqueles que matavam seus animais sagrados, os gatos.. O templo de Bast, em Bubastis, mantinha gatos especialmente consagrados, embalsamados após sua morte.
Bast era representada com cabeça de gato, carregando uma cesta e um sistro (instrumento musical). Era uma deusa do fogo, da fertilidade, da alegria, do prazer, da dança, dos ritos sexuais, da cura, da intuição e da proteção.
Para homenageá-la, coloque uma estatueta de gato ou outro felino em seu altar. Invoque-a para saber como desfrutar melhor de sua vida sexual, ter mais prazer e alegria, amar e ser amada e obter sua proteção para si e para seus animais de estimação. Toque um sino e acenda uma vela verde, visualizando na chama os olhos verdes da deusa.
Em Roma, celebra-se Consus, o deus protetor dos cereais. neste dia, concedia-se repouso aos animais de carga, aumentando-se sua ração.
Na Índia, comemora-se a deusa Devaki, a mãe da sabedoria e o deus Krishna, seu filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário