quinta-feira, 30 de agosto de 2012

25 DE AGOSTO

Dia de Canadanaigua, o festival das luzes na tradição nativa norte-americana. Costumava ser celebrado apenas por moças virgens em agradecimento pela colheita. Honrava-se a deusa Hatai Wuhti Awitelin Tsita, a mãe criadora da vegetação e do homem, gerado - segundo a lenda - pelo toque dos raios solares em seu ventre virgem. Também chamada de "Vaso Quádruplo", ela criou as montanhas, as nuvens e a chuva. Dessa maneira, Hatai Wuhti, juntamente com o Pai Céu, seu consorte, garantiu a sobrevivencia de seus filhos. Considerada uma deusa da Terra, Hatai Wuhti, às vezes, se apresentava como uma enorme aranha vermelha.

No sul da Índia, cultua-se Hathay, a deusa anciã, uma das encarnações de Parvati.

Em Roma, celebração de Opseconsiva, o festival da colheita dedicado à deusa Ops. Ela representava a fartura e a opulência, palavra que se originou de seu nome. Ops era uma deusa pré-helênica muito antiga, equiparada, posteriormente, a Rhea, a deusa grega da terra, honrada com oferendas de flores, vegetais, cereais e frutas. Seus seguidores sentavam-se sempre no chão, honrando, assim, a terra.

Conecte-se à energia da terra, caminhando descalça, abraçando uma árvore, honrando seus irmãos de criação ou ofertando algum produto da terra às deusas Ops e Hatai Wuhti.

2 comentários:

  1. Mirella Faur3:08 PM

    Sempre que me deparo com textos tirados e copiados de forma idêntica do meu livro "O Anuário da Grande Mãe" pergunto-me se este "detalhe" foi esquecido, desconhecido ou simplesmente ignorado..
    Mirella Faur

    ResponderExcluir
  2. Querida Mirella Faur. Não houve "esquecimento" da minha parte não. Qdo terminei de postar todos os meses do ano me referi que foi retirado do seu livro. Só não coloquei em cada dia, apenas isso.

    ResponderExcluir