Comemoração do Ano Novo em Serra Leoa com oferendas de sementes e orações para as deusas da fertilidade e da água.
Celebração de outras deusas da água em vários lugares da África: Abenawa e Aberewa, protetoras da pesca em Gana; Afreketé, protetora do mar em Dahomey; Agiri, protetora dos rios em Benim; Harrakoi Dikko, a Mãe d'Água em Benim; Mukasa, protetora da pesca e Nagodya, protetora dos lagos em Uganda; Nummo, a Mãe d'Água primordial em Mali; Oxum, deusa da água e da sexualidade; Obá, deusa do rio e do amor e Yemanjá, a Mãe Universal, Senhora das Águas na Nigéria. As últimas três deusas foram sincretizadas nos cultos afro-brasileiros e relacionadas a santas católicas ou a manifestações da Virgem Maria.
Nos países bálticos, oferendas para as sereias Jurates. Filhas da deusa do mar Juras Mate e irmãs de Zeme, a deusa da terra, elas eram relacionadas aos poderes fertilizadores da água e à sedução dos homens, atraindo os marinheiros com seu canto.
Conecte-se a uma destas deusas e deixe-se embalar pelo som das ondas. Mergulhe no ventre primordial, nutra seu coração, cure suas feridas e lave sua alma. Renasça fortalecida e renovada, fluindo com o rio de sua vida, que a levará de volta à Fonte Original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário